Globalização
A globalização começou a crescer em grande escala no mundo após a Guerra Fria, tornando-se o assunto do momento, aparecendo nos círculos intelectuais e nos meios de comunicação, tornando possível à união de países e povos, essa união nos dá a impressão que o planeta ficando cada vez menor. Um dos fatores mais importantes que contribui para a união desses povos é a Internet, que nos possibilita viajar pelo mundo sem sair do lugar, trabalhar e procurar assuntos de nosso interesse. Muitas negociações são feitas por meio dela todos os dias.
A globalização envolve países ricos, pobres, pequenos ou grandes e atinge todos os setores da sociedade. As coisas mudam muito rápido hoje em dia, o território mundial ficou mais integrado, mais ligado, por exemplo uma viagem de avião cruzando o Oceano Atlântico durava 18 horas, hoje a mesma rota pode ser feita em menos de 5 horas.
A globalização facilita a vida das pessoas, como exemplo o benefício para o consumidor, ele pode contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade. Mas ela também pode dificultar. Como exemplo o desemprego, muitas empresas começaram a produzir com menos gente, e para isso usam novas tecnologias, fazendo os trabalhadores perderem seus empregos.
Como a globalização integrou mais os países, eles começaram a comercializar com mais facilidade entre si. Todos os países do mundo têm uma balança comercial, que é composta por exportação e importação, o objetivo é sempre exportar mais do que importar, pois assim o país sairá lucrando.
As multinacionais também tiveram um grande crescimento com a globalização, pois podem comercializar seus produtos no mundo inteiro com mais facilidade, por exemplo as montadoras de automóveis.
Devemos sempre aproveitar de todos os recursos disponíveis a nós, principalmente os que a globalização nos proporciona, pois isso é de extrema importância no mundo em que vivemos hoje em dia.
Fonte: http://www.infoescola.com/geografia/globalizacao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário